terça-feira, 6 de março de 2018

Serão os dois uma só carne: mensagem para casamento

Serão ambos uma só carne Gn 2.24 Mc 10.8 Ef 5.31
 Gn 2.24 Mc 10.7-8 Ef 5.31


O conhecido versículo de dois serem uma só carne é mencionado em três ocasiões na Bíblia. Veja:

  • Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gênesis 2:24

  • Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. (Marcos 10:7,8)

  • Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. (Efésios 5:31)

Foi mencionado pela primeira no Jardim do Éden. Na ocasião, acontecia a união do primeiro casal da humanidade. Deus proclamou nos votos da apresentação de Eva a Adão. Tão profundo que é, o mistério de dois serem uma só carne, que está presente no primeiro enlace matrimonial, no Jardim ainda sem queda do pecado humano e na presença do Deus da Criação. De fato, o casamento é algo tratado com muita importância na Bíblia Sagrada.

Foi mencionado também pelo Senhor Jesus, numa ocasião em que ensinava sobre casamento. Uma pequena frase, porém realista, foi acrescentada: o que Deus uniu, não separe o homem. A união do matrimônio foi criada no percurso da história humana anterior ao pecado, mas acabou enfrentando as consequências da queda, a separação. As palavras de Cristo são taxativas e claras não separe, contrariando o conselho popular que diz que "se não der certo, separe". Não há nada incerto que o poder do Senhor não possa tornar certo. O primeiro milagre do Senhor prova isso. Diante da falta de vinho nas Bodas de Caná da Galiléia, Cristo transformou água em vinho. No lugar da separação, o Filho de Deus coloca a opção de transformação. 

O Apóstolo Paulo escreveu aos Efésios falando sobre os papéis de cada integrante da família. Quando ele diz "por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne", algo muito profundo é acrescentado: Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Aqui temos a explicação do porquê a união entre o homem e a mulher é tão preservada nas Santas Escrituras, ela representa a união entre Cristo e sua Igreja. 

A cerimônia de casamento nunca deve sair de moda, pois é carregada de símbolos eternos. Sempre ocorre uma correria na cerimônia, tudo tem que ficar pronto, em seus devidos lugares. Os convidados preenchem os assentos, a música tem seu volume aumentado. Os padrinhos e madrinhas ocupam seus lugares. E o noivo, um tanto apreensivo, aguarda a entrada triunfal da noiva. Quando tudo está em seu devido lugar, aumenta a expectativa. A noiva vem aí... ao som de uma exclusiva canção, tocada uma única vez, se anuncia a entrada da noiva exuberantemente adornada. Todos olham para ela. Ela procura apenas um, seu noivo que a espera com um lindo sorriso no olhar. Toda a cena é profética. Tudo isso aponta para a entrada triunfal da igreja nos céus. O grande dia do arrebatamento. O encontro do Noivo com a Noiva. O Noivo, que foi preparar lugar, espera com expectativa divina aquele Dia em que somente o Pai sabe a hora. 

Por tudo isso, a união entre o homem e a mulher deve ter sempre nosso olhar de cuidado bíblico. Foi criado por Deus Pai no Jardim do Éden nos votos de Adão e Eva; mencionado pelo Filho de Deus nos Evangelhos, acrescentando o ensino de que no lugar da separação deve haver transformação; e ministrado pelo Espírito Santo, através de Paulo, ampliando a visão do matrimônio para a união entre Cristo e a igreja.
Assim, vemos a Trindade tratando o casamento. 

Que o Santo Espírito nos ensine isso. Oro ao Senhor para que cada casamento de algum humilde servo que ler esse texto seja renovado e para glória de Deus. Que nosso matrimônio seja como o espelho que reflete a belíssima e mística relação de Cristo com sua igreja.

Amém.

Mensagem ministrada no casamento de Gabriel e Karol, em Fevereiro de 2018.
Bp Erisvaldo Pinheiro Lima



  • Fonte de pesquisa:


A Bíblia Sagrada
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...