quinta-feira, 10 de agosto de 2017

7 nomes bíblicos escolhidos por Deus

sete nomes bíblicos escolhidos por Deus
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.                   Apocalipse 2:17

Sete nomes da Bíblia foram escolhidos por Deus. Cada um teve importante propósito na narrativa bíblica. Teve, também, uma provação ou luta envolvida com a escolha destes nome. E no final da Bíblia, no livro do Apocalipse, há uma intrigante promessa envolvendo um novo nome aos que vencerem. Veja, querido leitor, os sete nomes da Bíblia que foram escolhidos por Deus, além da vitória que cada um teve, e permita que o Espírito Santo fale contigo:


  • Ismael

Eis que concebeste e terás um filho, e chamará seu filho de Ismael, porquanto o Senhor ouviu tua aflição (Gn 16.11)
Seu nome significa: aquele que Deus ouviu. Na rejeição de Agar, mãe de Ismael, Deus a visitou e a orientou. Deus sempre pede aos homens que façam o melhor, ainda que o melhor seja o mais difícil de fazer. Agar teve que voltar e se humilhar perante Sara. A prova e luta aqui envolve rejeição. Agar, mãe de Ismael, teve que vencer os sentimentos que nascem da rejeição. Com isso, Deus fez uma aliança com Agar.


  • Isaque

Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, chamarás seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo (Gn 17.19)
Seu nome significa: riso. Abraão e Sara riram diante da promessa de terem um filho. A idade de ambos já era avançada e, além disso, parece que Sara era estéril. Repare que não há uma reprovação de Deus diante do riso do envelhecido casal. Não parece ser um riso de dúvida, e sim, de intimidade. Abraão e Sara tinham muita intimidade com o Senhor. A prova que passariam era justamente a questão de suas idades. A prova do tempo.


  • Salomão

Eis que o filho que nascer será de repouso... portanto, Salomão será seu nome, e paz e descanso darei a Israel (1Cr 22.9)
Seu nome significa: repouso ou aquele que pacifica. Para melhor compreendermos a prova e luta que envolveu a escolha de seu nome, devemos verificar alguns versículos adiante, veja:
Então prosperarás, se tiveres cuidado de fazer os estatutos e juízos do Senhor (1Cr 22.13)
Essa é a base da prosperidade em qualquer área da nossa vida, obedecer ao Senhor. Salomão obedeceu durante toda a sua infância e juventude e prosperou mais que todos os homens de seu tempo. Esta é a prova e luta que envolveu a escolha de seu nome. A prova de obedecer ao Senhor, como princípio para a prosperidade que Deus tinha para Salomão.


  • Josias

Altar, altar! Assim diz o Senhor: eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias. (1Rs 13.2)
Seu nome significa: Deus trará salvação. Veja que a profecia é dirigida ao altar. Deus olha e zela pelo altar. Jeroboão, o primeiro rei de Israel depois da divisão, teve sua mão secada ao tentar impedir a ação do Senhor contra o altar. É a prova e teste da pureza do altar. Josias restaurou e purificou o altar, e, por isso, ficou conhecido com o último dos "bons" reis de Judá.


  • Ciro

Ciro é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Sê edificada, e ao templo, funda-te. (Is 44.28)
Seu nome significa: Aquele que tem autoridade. É interessante notar que esta profecia foi liberada 150 anos antes do nascimento do rei persa. Foi um dos não judeus que foi levantado por Deus para benefício de Israel. O povo de Deus estava passando pela prova do tempo de desamparo, fruto de sua própria obstinação.


  • João Batista

Não temas, pois a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher dará a luz a um filho, e lhe porás o nome de João. (Lc 1.13)
Seu nome significa: Graça de Jeová. Zacarias sonhava em ter um filho. Seu sacerdócio era hereditário. Seria sua maior herança. Deixar de ter um filho, e assim, seu sacerdócio não ter continuidade, era sua maior prova. Zacarias tinha realmente uma necessidade ter um filho. Ao mesmo tempo, Deus precisava enviar sua "voz que clama no deserto". Os resultados são poderosos quando se unem a necessidade de um homem com a vontade de Deus!


  • Jesus

E dará a luz um filho, e chamarás o seu nome Jesus, por que ele salvará o seu povo de seus pecados. (Mt 1.21)
Seu nome significa: Salvação ou Senhor da salvação. É o ápice desta lista. O último nome bíblico que Deus escolheu. Também é o principal deles, pois é aquele que salvará o seu povo de seus pecados. Sua prova e luta também estão inseridas nesta declaração. Ele venceu e tratou o pecado. E ainda, oferece essa vitória sobre o pecado para aqueles que creem em seu nome.

E tantos quantos forem salvos por este Senhor da Salvação terão o gozo e galardão de receberem um novo nome na glória. Estes salvos receberão um novo e derradeiro nome. Por enquanto, a descrição do nome segue em mistério, mas naquele grande Dia, conheceremos nosso verdadeiro nome escolhido pelo próprio Deus.

Dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra, um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Ap 2.17)

Repare que esta intrigante profecia foi liberada à igreja de Pérgamo, que é acompanhada com a declaração AO QUE VENCER...

Por isso, querido leitor:

  1. Vença os sentimentos da rejeição, como a mãe de Ismael;
  2. Vença a prova do tempo, como os pais de Isaque;
  3. Vença as tentações da desobediência, como Salomão;
  4. Vença qualquer impureza do altar, como Josias;
  5. Vença o tempo de desamparo, como os judeus do tempo de Ciro;
  6. Vença as forças dos seus sonhos, alinhando-os nos projetos de Deus, como Zacarias;
  7. Vença o pecado, em Jesus Cristo, o Senhor da Salvação.
E assim, lhe será dado um novo nome, escrito numa pedra. Um nome escolhido por Deus. Isso é uma notícia incrível, pois teremos a oportunidade de termos nosso nome nesta seleta lista de nomes escolhidos por Deus. Não se esqueça que cada um desses nomes, estava associado a alguma prova, por isso, devemos vencer cada prova que for surgindo. Veja, também, quão forte foram os propósitos na vida dos sete homens que tiveram seus nomes escolhidos pelo Senhor. Por isso, vença!

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. (Ap 2.17)


Amém.

Erisvaldo Pinheiro Lima
Mensagem ministrada na Comunidade Evangélica Arca da Aliança, em Fevereiro de 2017.


Fonte de apoio:



Um comentário:

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...