segunda-feira, 3 de junho de 2013

Apóstolo João: de seguidor vingativo a discípulo amado

A metamorfose da borboleta bem que poderia acontecer com todos nós que seguimos o Senhor.
Devemos passar por um processo total de transformação, que somente o Senhor é capaz  fazer.


E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
Lucas 9:54


     É interessante ver o apóstolo João desse jeito, nervoso e vingativo. Nada parecido com o discípulo amado que estamos acostumados ouvir.
      O mesmo João que vemos escrever três cartas com palavras doces como "filhinhos" e "amados", nesta passagem deseja a destruição de uma cidade inteira!

       Podemos aprender pelo menos três lições desta atitude do apóstolo João:


  1. Quem poderia jogar uma pedra em João? Situações em que nossa paciência é testada, e as coisas saem do controle, o esperado não acontece, quantas vezes também a ira invade nossos corações trazendo vontades terríveis. Parece que habita uma fera em nosso interior, como no clássico infantil, onde a Fera mostra toda sua fúria diante à Bela. Somos a fera de hoje, e diante do Senhor, toda nossa fúria é exposta. 
  2. Acho lindo a atitude de correção de Jesus. Nosso Mestre não abandona o discípulo mediante o erro, mas também não ignora, na verdade Ele trata o erro. A mudança que vai acontecendo no caráter de João ocorre a medida que ele vai seguindo Jesus de perto. Aos poucos o sentimento vingativo e raivoso vai diminuindo e um João mais amoroso vai crescendo e o segredo para essa mudança foi estar ao lado de Cristo. Aconteça o que acontecer, não abandone Jesus. Lá na frente vamos ver um o mesmo João desejando os primeiros lugares, mais um defeito exposto. Mas o Senhor não desiste de João, e o transforma de seguidor vingativo a discípulo amado. Deixe o Senhor fazer esta mesma obra de transformação também em suas emoções e reações! Não saia da presença dEle, pois Ele vai transformar e você será á sua imagem e semelhança! Ele quer mudar seu ímpeto e temperamento. Como na ilustração onde uma pessoa toma uma atitude violenta ao deparar com um cachorro agredindo o seu animal que ele deixara num canil de adestramento, e o dono do canil ao ver a cena lamenta amargamente justificando que ainda não havia terminado seu trabalho com aquele cão. Querido leitor, o Senhor ainda não terminou seu sublime trabalho com você. Se você se vê na reação de fúria que o discípulo João teve, saiba que o Senhor trabalhou nos sentimentos do discípulo e da mesma forma também vai tratar nos teus. 
  3. E o terceiro e último ponto que quero destacar neste trecho bíblico é o defeito exposto de João. Sua atitude não é camuflada na Bíblia. Aliás, a Bíblia não esconde os erros de nossos heróis. Você deve conhecer o erro que Davi cometera, ou a "mentirinha" de Abraão, ou quando Pedro negou a Jesus. A Bíblia não mascara a vida dos escolhidos de Deus. Sabe porque? Porque a Bíblia é o livro de Deus. E no grande livro de Deus nossas atitudes estão sendo registradas. A partir do momento em que nossos nomes são escritos neste grande livro, o que fazemos em público ou secretamente vai sendo registrado. Nada será camuflado ou escondido:
"Por que não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir a luz" (Lc 8.17)

Pense nisso...    


    Atitudes honrosas ou vergonhosas estão sendo registradas no livro da vida. Ficou preocupado irmão? Saiba que sua história ainda não ganhou um ponto final, permaneça ao lado de Jesus e creia que o Senhor vai mudar o que tiver que ser mudado. Lembre-se que este mesmo João que refletimos hoje em seu erro, foi mudado por Deus e recebeu a visita gloriosa de Jesus na visão do Apocalipse. Fique ao lado de Jesus, mesmo com seus erros, falhas e limitações, permaneça ao lado dEle e se prepare para grandes momentos com o Senhor.
     Entenda que estes erros que conhecemos destes heróis bíblicos, só o sabemos os que foram cometidos após eles decidirem anda com o Senhor. Por exemplo, não conhecemos os erros de Abraão antes dele sair de sua terra e do meio de sua parentela. Não conhecemos os erros de Davi, antes dele ser ungido. Da mesma forma, não há nenhuma menção a erro de João ou de Pedro antes de serem convidados por Jesus para serem pescadores de homens. Sabe por que?
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2Co 5.17)
     E ainda:
"Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro." (Is 43.25)
     Permita que o Espírito do Senhor hoje apague as transgressões e trate teu coração. Hoje, Ele quer escrever um novo capítulo na sua história. Fique ao lado do Senhor para que este capítulo seja o da mudança. Mudar para melhor!


Que a presença transformadora do Senhor te acompanhe,
Bp Erisvaldo (mensagem ministrada em 07/06/2013)
Confira o vídeo desta mensagem abaixo (filmado pelo Obreiro Márcio Marques)

7 comentários:

  1. Meu grande amigo, lindo texto, perfeito! Uma natureza como a nossa só pode manifestar sentimentos indignos... Eu Glorifico eternamente a Deus por seu Filho amado e sua Obra de Cruz, o que nos possibilita mudanças.
    Assim como o Glorifico por sua vida. Que Deus continue usando seu Ministério pra difundir Sua Palavra e acalentar os corações. Grande abraço meu Pastor Amigo!
    MM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Mônica, blogueira e escritora!

      Sábias palavras suas, realmente somos imperfeitos aperfeiçoados por aquele que é Perfeito.

      Grande abraço amiga editora do excelente blog Afflante Spiritu.

      Excluir
  2. Excelente reflexão, caro Erisvaldo. Que possamos, cada dia, sermos moldados pelo Senhor, a exemplo do apóstolo João. Importantes lições aprendemos nesse artigo. Deus o abençoe grandemente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, querido Marcão!

      Verdade, precisamos ser moldados por aquelas mãos furadas... precisamos daquele precioso sangue purificador... e, não menos, precisamos do doce Espírito que nos convence do pecado.

      Deus t abençoe!!!

      Excluir
  3. Só Deus pode mudar o homem pois esse mesmo João era um homem irado e difícil mais jesus mudou a vida dele, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Ótimos ensinamentos🙏🏽

    ResponderExcluir

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...