sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

As 4 mulheres da genealogia de Jesus

As quatro mulheres da genealogia de Jesus
Mt 1.1-17

Genealogia nem sempre é a leitura preferida de alguns cristãos. Em minhas primeiras leituras bíblicas, confesso que eu pulava esses trechos de fulano que gerou beltrano. Já ouvi vários outros relatos assim de crentes sinceros. Mas, verdade é que, como em toda Palavra de Deus, as genealogias contêm ensinamentos profundos para seus humildes leitores.

Nos primeiros versículos do Novo Testamento, podemos meditar na genealogia do Senhor Jesus. Há nomes importantes de reis e patriarcas. Davi, Salomão, Abraão, Isaque e Jacó, são alguns ilustres nomes que estão na ascendência de Cristo. Uma bela genealogia com mais de 40 nomes. Nesta lista há algo digno de nossa meditação. No meio dessas dezenas de nomes, há o registro de 4 mulheres. São as 4 mulheres da genealogia de Jesus. Observe-se, querido(a) irmão(ã) o paralelo dessas 4 mulheres com Cristo e permita que o Espírito Santo fale contigo:


  • Tamar
Nome da mulher de Her, filho de Judá. Depois que ficou viúva, teve dois filhos gêmeos: Perez e Zerá, cujo pai era o próprio sogro de Tamar (Gn 18.6-30).

  • Raabe
Nome de uma meretriz que morava em Jericó e cuja habitação ficava sobre o muro da cidade. Ela recolheu em sua casa os espias enviados por Josué para explorar a cidade. Escondeu-os, quando estavam em perigo de serem presos, e com uma corda os fez descer pelo muro, de onde saíram para o campo israelita (Js 2.1-24). Com a tomada de Jericó, Raabe e toda a sua família foram poupados e incorporados ao povo de Deus (Js6.22-25; Hb 11.31; Tg 2.25)

  • Rute
Nome de uma mulher moabita, casada com Malom, efrateu, de Belém. Elimeleque, seu sogro, seu cunhado e seu marido morreram. Rute abandonou sua terra natal para acompanhar sua sogra Noemi para a terra de Belém. Quando recolhia espigas nos campos de Boaz, foi favorecida por ele. Boaz a tomou como esposa, depois que um parente mais próximo abriu mão de seus direitos.

  • Da que foi mulher de Urias (Bate-Seba)
Nome de uma filha de Elião, mulher de Urias, o heteu. Foi com essa mulher que o rei Davi pecou tão envergonhosamente, e com quem se casou, depois que planejou a morte de Urias, seu esposo (2Sm 11.3-4; 12.24)


Vejam, amados(as), que o Senhor Jesus era descendente dessas 4 mulheres. Uma adúltera, uma moabita, uma prostituta e uma que se deitou com o sogro. O sangue dessas 4 mulheres corriam nas veias do nosso Senhor. Esta é a história dos antepassados de Cristo, ou porque não dizer, da família dele. 

Sua família tem histórias as quais você não se orgulha?

Os nomes registrados nesta genealogia estão ali bem estampados no início do Novo Testamento. É como se houvesse um destaque. Uma sequência de nomes importantes, porém, com relatos bíblicos nada honrosos. E todos apontam para Cristo. Aquele que, por meio dele, TODAS AS FAMÍLIAS SERÃO BENDITAS (Gn 12.1-3). Aquele que teve um histórico de antepassados familiares um tanto que desonrosos, sabe transformar uma história familiar. Oro ao Senhor que o Espírito Santo nos ensino isso. Não há história de família tão difícil que Ele não possa tornar bendita!

Mesmo com toda uma herança genética pecaminosa, o Senhor Jesus não pecou. Seu sangue é puro e oferecido gratuitamente a tantos que, como eu, tiveram um histórico familiar complicado. 



Que o sangue puro do Cordeiro de Deus possa purificar toda sua família,



Bp Erisvaldo Pinheiro Lima  
Mensagem ministrada em Setembro de 2016.
Comunidade Evangélica Arca da Aliança


Fonte de pesquisa:

Novo Dicionário Bíblico- Jhon Davis - Ed Hagnos

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...