segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Jesus apazigua casamentos




Jesus apazigua qualquer tempestade num casamento
Lucas 8,22-25


Pastor José Roberto

Graça e paz aos amados!

Em 2015 chegou um dia muito importante em minha vida ministerial: A celebração do primeiro casamento. Confesso que o período que antecedeu esse matrimônio foi de muita expectativa e ansiedade. Joelhos no chão e a pergunta que não queria calar: “Senhor qual o texto para a pregação nupcial? ”. A pergunta é totalmente pertinente pois Paulo nos ensina que: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; ” 2Tm 3,16(grifo meu) ...Fiquei pensando: “Senhor as bodas de Caná é um texto “clássico” para casamento”, mas não testificou. Aguardei a resposta do Senhor e Ele me respondeu com o texto de Lucas 8,22-25


“E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? ”  


Não posso negar a o quanto fiquei surpreso (e um pouco intranquilo kk) com a revelação desse texto, mas “deixa Deus te usar”. Daqui para frente vamos reproduzir o que foi ministrado naquelas bodas: 

“Meus amados irmãos podemos ver o casamento como o barco descrito no texto. Vemos os discípulos entrando no barco de comum acordo e junto com Cristo (o noivo). Acreditamos que vocês estão de comum acordo. Estão preparados para entrar nesse barco chamado casamento? Diante de toda a novidade, da empolgação, colocamos Jesus no barco e decidimos “passemos para o outro lado do lago” (v.22). A viagem decorre normalmente, a lua de mel, a casa nova toda arrumada, móveis novos, grandes expectativas e grandes planos. Conhecendo a história de vocês eu sei o quanto esse casamento é um milagre. Mas para a glória de Deus vocês decidiram entrar nesse barco e também decidiram passar para o outro lado. 

Mas as afirmativas acima nos levam a outro questionamento: Quando ou se a tempestade de vento vier sobre o barco e ele começar a se encher de água? Todos nós passamos por um período de adaptação em nossos casamentos, uns mais tranquilos outros mais intensos...manias vindas de berços, criações totalmente diferentes, posições soberbas que acham que “posso resolver tudo o que vier, qualquer tempestade pois amo muito meu cônjuge”, mas há coisas que só o amor Eros não é capaz de tratar...problemas financeiros, sim, todos estamos sujeitos a isso. Qual a atitude de vocês diante de tal condição? O texto nos direciona para a solução. Como se pode ver na figura, Cristo dormia no fundo do barco. Então o que devemos fazer? 

Devemos descer. Isso mesmo, devemos descer do alto de nossa soberba e ir buscar ajuda em que realmente pode fazer a diferença. Clame: “Mestre não te importa que pereçamos? ” Mateus 4,38b. Aleluia. Quando clamamos Ele vem em nosso socorro. Talvez diante da situação nova e assustadora vocês não conseguirão “exercer” sua fé, temerão, mas O Senhor vem em socorro dos seus.  

Agora amados noivos, a parte mais importante que não poderão jamais deixar de ter: Cristo no seu barco, Cristo em seu casamento. Permita não só que Ele durma no fundo do barco, mas que ELE transite em todos os compartimentos, permita que ELE tome o leme desse barco, coloque o cordeiro Santos como capitão do seu barco, do seu casamento. Essa é a atitude vital para que seu barco não afunde...tempestade com certeza haverá algumas, pode vir o vento que for, o mar pode se agitar sobremaneira, mas se o teu barco estiver sendo conduzido por “quem até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem” (v25) tudo ficará bem.   

Que a presença de Jesus seja uma constante em seu casamento.”



E foi isso que o Senhor ministrou no dia 23/05/2015 na primeira celebração de casamento do meu ministério. Toda honra e toda glória seja dada ao Cordeiro Santo.


  • Pastor José Roberto é teólogo formado pela Faculdade Evangélica de Brasília, pela misericórdia do Senhor, está à frente da Igreja Batista Vidas em Resgate – Recanto das Emas/DF. Marido da Pastora Naira Nogueira, pai da Diaconisa Naianne e Sogro do Diácono Pedro Ivo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...