domingo, 27 de outubro de 2013

Chocam ovos de basilisco

Ovos de basilisco devem ser quebrados, jamais chocados.
Chocam ovos de basilisco... (Isaías 59:5)









Bp Erisvaldo Pinheiro Lima 
(ministrado em 23 de outubro de 2013)


Chocam ovos de basilisco, uma forte revelação da parte do Senhor registrada em Isaías 59. Capítulo que mostra como o povo do Senhor pode chocar ou quebrar os ovos de basilisco.

Basilisco 

Uma figura simbólica conhecida nos tempos antigos como a rainha das serpentes. Figura de várias lendas e mitos, o basilisco é representado quase sempre como uma serpente assustadora e que é mais letal que as demais.

No texto, Deus se revela mostrando sua misericórdia que está a disposição de seu povo. Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Declaração que serve de alento para situações adversas que passamos. Mas o que me chama a atenção é o MAS que segue essa declaração. Quando falamos algo, seja um elogio ou uma opinião, que é sucedido pelo MAS... sabemos que algo contrário se seguirá. O mas desse texto é seguido pela exortação do Senhor ante a iniquidade recorrente de seu povo. A iniquidade do povo é denunciada até o ponto de Deus declarar que seu povo chocam ovos de basilisco! 

Veja que no texto, o basilisco ainda não nasceu, está no ovo. E o povo do Senhor estava contribuindo para sua reprodução. Estava chocando o ovo da pior das serpentes, pela sua recorrente iniquidade. Como o povo de Deus estava chocando ovos de basilisco? No capítulo 59 do livro do profeta Isaías vemos pelo menos sete maneiras como isso acontecia.

As sete maneiras de chocar ovos de basilisco: 

Vestes (v. 6) A primeira referência era pelas vestes do povo do Senhor. Sendo povo do Senhor deveria haver uma diferença com os que não são. Povo do Senhor não se veste como povo que não é do Senhor! Não que isso seja mais importante que a purificação do interior. Mas a purificação no interior é refletido também no exterior. Se não refletir no exterior e se as vestes forem iguais ao do mundo lá fora, então estará chocando ovos de basilisco!

Obras com violência (v. 6) Não basta apenas fazer a obra do Senhor, devemos analisar se aquilo que fazemos em seu Reino está gerando paz ou violência? A obra do Senhor não deve ser feita de qualquer maneira. No texto, o povo do Senhor até fazia sua obra, mas gerava violência, contribuía para a reprodução do basilisco.

Pensamentos de iniquidade (v. 7) Aquilo que ninguém vê, e que Deus sonda e denuncia seu povo, a iniquidade estava impregnada nos pensamentos do povo. Grandes atos de iniquidade começam no coração. Deus requer de seu povo uma santificação no lugar que só Ele conhece tão bem, o coração e os pensamentos e intenções.

Prevaricar (v. 13) Não significa apenas adulterar. Prevaricar também significa não cumprir com suas obrigações e saber o que tem que ser feito, mas por interesse próprio não faz. E quantas vezes deixamos de cumprir aquilo que era nossa obrigação fazer. Saber que deve ser feito e não fazer é a mesma coisa que chocar ovos de basilisco!

Mentir (v. 13) Algo que nem precisa ser colocado em listas dos 'não a fazeres' do povo do Senhor. Mas está na lista e foi colocada na própria exortação do Senhor neste profundo capítulo 59 de Isaías. Mentir é contribuir totalmente com o aumento dos basiliscos no nosso meio.  Um ato impensado ao povo do Senhor!

Falar de opressão e rebelião (v. 13). Veja que opressão e rebelião estão juntas, ligadas. Tem pessoas que olham para a igreja com tanta opressão que apenas vêem problemas. Este olhar não é o mesmo de Jesus! Não é esta a visão de nosso Senhor Jesus. Ele olha para sua igreja e a chama de noiva, amada, corpo. Essa opressão gera a rebelião que gera o chocar de ovos de basilisco!

Falsidade. Outra coisa que imaginamos não chegar nem perto do povo de Deus. O Senhor denuncia a falsidade do seu povo. Os convocam para uma vida verdadeira e reta. 

Para isso acontecer, o próprio Deus se apresenta ao seu povo nos três últimos versículos do capítulo 59 de Isaías. Como se no último minuto das forças, o Senhor entra com sua misericórdia. Três ações que a Deidade faz com que seu povo não apenas deixe de chocar ovos de basilisco, mas passe a combatê-los! Veja:

  1. O Espírito do Senhor arvorará uma bandeira contra o inimigo. A primeira ação é do Espírito Santo que para o avanço do inimigo, dos basiliscos que rastejam contra nós.
  2. Virá um Redentor... Aleluia! Não bastasse o Espírito parar o inimigo, ainda vem essa promessa, virá um redentor. Redentor significa pagar um resgate para libertar da escravidão. Veja que bela sequência do agir de Deus. Primeiro o inimigo é freado, e agora o Redentor nos livra da escravidão pagando um preço que jamais poderíamos pagar.
  3. Quanto a mim... este é meu concerto: o meu espírito e minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, nem da posteridade da posteridade... Mais um Aleluia! O Pai, o Filho e o Espírito em ação pelo seu povo. Mesmo com tantos erros e falhas, mas chamados de povo de Deus. Exortados pelo Senhor, mas também socorridos pelo Senhor. A ação do Pai é cumprir seu próprio concerto. Que seu Espírito e sua Palavra não se desvirá da boca de seu povo. 
Querido, se o Senhor garante em concerto que seu Espírito e sua Palavra não se desviará de tua boca, então abra-a e proclame que jamais você estará chocando ovos de basilisco, que você já está é repreendendo e quebrando esses ovos, esses projetos de problemas, essas coisas pequenas que podem crescer e criar coisas grandes.

E mais, essa promessa é para sua posteridade também. Você deixará esse legado aos seus filhos e sua descendência, quebrando tudo aquilo que poderá contribuir o aumento do agir do mal. Ovos de basilisco não serão chocados, serão quebrados, pelo agir do Espírito, pelo nome do Redentor e pelo concerto do Pai.


Que o Senhor te guie,

2 comentários:

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...