sábado, 1 de junho de 2013

Parábola do semeador e as nossas reações

Parábola do semeador e as quatro reações mediante a Palavra.
O que semeia, semeia a palavra;
Marcos 4:14


Qual tem sido nossa postura diante da Palavra do Senhor?


Na bela parábola do semeador, o Senhor nos ensina quatro tipos de reações diante a Palavra.



Quando a Palavra é ministrada, sempre ocorrerá algum tipo de reação. Até mesmo naqueles que aparentemente não reagem, entendemos com esta parábola que algum tipo de reação ocorre mediante a ministração da Palavra de Deus.



Jesus ministrou a parábola do semeador para uma multidão, mas a explicou apenas a seus discípulos. O Mestre revelou aos seus mais íntimos seguidores que a semente usada pelo semeador é a Palavra de Deus e a partir daí nos ensina sobre as quatro reações diferentes diante a Palavra:


1º Grupo: Inércia mediante a Palavra



No primeiro grupo a semente nem chega a brotar. Diante da inércia de quem a recebe, o Mestre ensina que o diabo vem e tira-lhes do coração. Observe que não houve reação aparente desta pessoa, ela ouviu e nada fez. Mas neste caso a reação é no campo espiritual, onde o diabo aproveita a inatividade mediante a semente lançada e a rouba de seu coração. É válido frisar que estes estão na beira do caminho, isso mostra que houve a possibilidade de estarem no caminho, mas faltou um pequeno passo. 




2º Grupo: Alegria até o momento da prova


No segundo grupo a semente chega a nascer. O ouvinte recebe a semente e sua reação é de alegria. Um sentimento que realmente acompanha naqueles que recebem a semente e permitem que ela brote em seu interior, a alegria de libertação e que a vida passa a ter mais sentido. Uma família que nos acolhe, a obra que é nos apresentada e o ouvinte fica alegre. Mas o Mestre ensina que vem um tipo de teste, o "tempo da tentação" e logo se desviam. Como é atual este ensinamento do nosso Mestre, vemos tantos casos de pessoas que aceitam a Cristo e são tomadas com um sentimento tão grande de alegria e no primeiro teste, na primeira tribulação ou tentação abandonam a igreja e se desviam do caminho do Senhor. Uma pena isso, pois vemos que o semeador é o que semeia a Palavra, e aquele que veio semear as boas novas foi Jesus Cristo. Nosso senhor semeia sua palavra num coração que na primeira tentação se desvia. 



3º Grupo: Frutos imperfeitos


No terceiro grupo vemos algo diferente que nos dois primeiros. Aqui a semente semeada nasce e cresce. O Mestre nos ensina que estes ouvem a Palavra e vão adiante. Note que a reação nestes é de ouvir a palavra e seguir adiante. Eles chegam até a dar frutos, mas não são frutos com perfeição, pois os destes grupo acabam sendo sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida. São aqueles que começam bem, mas logo diminuem o ritmo na caminhada quando outros cuidados passam as ser prioridades em sua vida. Não conseguem conciliar os cuidados desta vida com o chamado do Senhor, e a obra que começara bem logo vai sendo colocada em segundo plano. 



4º Grupo: Frutos 100 por 1!


Finalmente no quarto grupo a semente, não apenas nasce e cresce, mas também chega a produzir cem por um! O mestre ensina que estes que produzem são aqueles que também ouvem a Palavra, mas a conserva no coração honesto e bom e dão fruto com perseverança. Aqui, Deus é prioridade, o amor maior é no Senhor, aqui não "fogo de palha", pois a pessoa tomou atitude mediante a Palavra, passou pelo tempo de tentação e não foi sufocado com os cuidados desta vida. Aqui vale a pena todos o esforço do semeador, quando vê uma única semente produzir cem por um. 

Pense nisso...



Não sei qual grupo você se encontra hoje, caro leitor. Mas sei que se nós aceitarmos que esta semente venha causar reação de mudança e transformação em nosso interior, aí estaremos no quarto grupo, o grupo dos que recebem e também produzem a semente da Palavra do Senhor.



A Palavra do Senhor deve causar reações de mudanças em nós, como fez o rei Josias (2 Rs 22.11) que "ouvindo as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes" e sucedeu um processo de mudança, primeiro no rei e depois nos sacerdotes e em todo Judá de Deus. 



Conserve a Palavra do Senhor num coração honesto e bom e seja um que produz frutos com perseverança para glória do grande Semeador!



Que a paz do nosso Senhor esteja sobre ti,
Bp Erisvaldo Pinheiro (ministrado em Abril de 2013)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...